Desde o lançamento do dutyfree.com em 2005, seguido por
taxfreetravel.com e dutyfreeonarrival.com em 2008, ninguém realmente entrou na
briga. O mercado web on-line para as lojas tax-free parecia ter estacionado,
então o estouro aconteceu novamente em 2012 com todos esses sites em destaque,
exceto que a maioria nunca chegou a ser lançado em sua plena capacidade.
Será que a Indústria Duty Free e de Viagens
ainda não estão prontas para a demanda do consumidor, que está lá fora, ou
existem outras razões para o fracasso de operadores de transportes locais para
entender o mercado?
Sem
dúvida, a indústria estará debatendo o assunto em fóruns futuros (dos quais
existem muitos ao redor do globo), quando eles se reúnem para discutir como a
conversão tradicionalmente baixa de vendas de viajantes pode ser melhorada.
Enquanto o
Airports Council International (ACI) recém nomeou um consultor especialista
para ajudá-los a formar os seus aeroportuários no uso das mídias sociais, há
agora mais do que meia dúzia de sites na briga pelo enorme tráfego de busca
on-line para fazer compras duty-free e pré-encomenda. Talvez os artigos
acabados (e as ofertas gratuitas) do Facebook e Twitter tenham mais apelo para
os orçamentos limitados de marketing dos aeroportos, enquanto oferece uma opção
fácil de entender e mais barata para eles, do que seria a abraçar sites específicos
de contexto? Muitos aeroportos têm muitas vezes preferido suas concessionárias
a investir em vendas antes que eles o façam!
O paradoxo é a
palavra da moda na rede é "grandes dados" e "contexto
específico" targeting, tudo esses sites oferecem. Então, por que os
aeroportos não os adotam?
Ou poderia ser que o mundo dutyfree e
outros estão lutando para encontrar links para varejistas duty free on-line,
que ainda não existem? E por que eles não existem, poderia ser a ameaça de
comparação de preços?
A mais
recente entrada no mercado, também "em breve" é Travellerwishes,
lançada por um especialista em Imposto de mídia livre de Singapura, oferecendo
promoções e preços de vários estabelecimentos comerciais globais do aeroporto.
O consumidor sabe
o que quer, preços, produtos, catálogos e pré-encomenda, com entrega em sua conveniência.
Quando ele vai te-los?
Só pra ter
certeza, eles já verificam antes de voar online!
Nenhum comentário:
Postar um comentário